Prefeito anuncia resultado do Programa Bolsa Idiomas

A lista com os primeiros 2.992 classificados já está disponível para consulta

O prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto anunciou, nesta quarta-feira, 14, na sede da Escola de Serviço Público Municipal, o resultado da seleção do Programa Bolsa Idiomas, que irá disponibilizar 4,9 mil bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de inglês e espanhol, em 11 instituições parceiras. A lista nominal com os primeiros 2.992 classificados já está disponível para consulta, no site http://bolsaidiomas.manaus.am.gov.br e no Portal da Prefeitura, no endereço http://www.manaus.am.gov.br. No período de 26 a 28 de agosto, os candidatos que ainda não foram contemplados poderão fazer a reopção de curso, o que deverá permitir o preenchimento total das vagas disponíveis.

No evento, o prefeito destacou que o Programa é uma das iniciativas da Prefeitura que ajudará a transformar Manaus em referência para o turismo mundial. “Eu estou realizando um sonho, porque a cidade será uma referência apenas se as pessoas falarem, pelo menos, dois idiomas. Temos que aceitar esse desafio para valer. O meu compromisso era chegar até 2014 com 10 mil pessoas capacitadas em idiomas e já começamos essa primeira fase das ações, somando quase 6 mil capacitados”, disse, referindo-se à soma das pessoas que serão beneficiadas pelo Bolsa Idiomas nessa primeira etapa e, também, ao universo de servidores municipais, que estão cursando inglês e espanhol por meio do Programa de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014, lançado neste ano.

Os dois programas de capacitação são coordenados pela Escola de Serviço Público do município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). O titular da Semad, Serafim Meirelles Neto, afirmou que mais de 7 mil pessoas se inscreveram pela Internet, para concorrer ao Bolsa Idiomas. “O apoio dos nossos parceiros tem sido imprescindível para que possamos cumprir a meta de implantação do Programa, anunciada pelo prefeito”, ressaltou.

De acordo com a diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal, Luiza Bessa Rebelo, os classificados do Programa Bolsa Idiomas deverão apresentar documentação comprobatória, a partir desta quinta-feira (15), na sede da Escola de Serviço Público Municipal, na avenida Nilton Lins, nº 3229, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras. Os documentos deverão ser entregues até 23 de agosto, sempre no horário de 8h às 17h. “Os classificados que comprovarem os dados informados no ato da inscrição, serão encaminhados para efetuarem as matrículas nas instituições parceiras. A previsão é que as aulas tenham início no dia 2 de setembro, em todas as escolas”, anunciou.

A diretora ressalta, também, que o candidato cuja documentação estiver de acordo com o exigido no edital, mas não foi contemplado nessa 1ª chamada, estará apto à classificação em novas chamadas ou processos de remanejamento. “Formaremos um cadastro de reserva com esses candidatos, que poderão ser beneficiados nas próximas chamadas, pois ainda há vagas disponíveis”, afirmou.

O evento desta quarta-feira contou com a presença do deputado Luiz Castro (PPS), representando a Assembleia Legislativa do Amazonas; da vereadora Therezinha Ruiz (DEM), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, dentre outras autoridades. Contou, também, com a participação de representantes das instituições parceiras do Programa – CCAA; Aslan Curso de Idiomas; Faculdade Salesiana Dom Bosco; Cemetro; Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi); Escolas de Idiomas Nilton Lins; Oasis Cursos de Idiomas; Ciesa; Escola Martha Falcão; UNS; e My Way Idiomas.

“Nós temos que transformar o povo amazonense em, pelo menos, um povo bilíngue. O inglês e o espanhol são duas línguas que universalizam com praticamente todos os turistas. E nós estamos preparando os trabalhadores, para durante a Copa do Mundo, serem assim também. E no próximo ano, vamos investir na criação do Bolsa Pós Graduação”, encerrou o prefeito.

Entrega da documentação

Deverão ser apresentados os seguintes documentos: comprovante de residência (com endereço igual ao informado no Portal do Candidato); RG e CPF; comprovante de conclusão do Ensino Médio ou declaração da escola na qual está estudando; declaração de renda familiar, emitida na inscrição; comprovante de renda familiar (de cada morador da mesma residência, conforme a atividade exercida). A pessoa com deficiência deverá apresentar o laudo médico original ou cópia autenticada, em que conste o Código Internacional da Doença (CID), emitido por Junta Médica Oficial.

No caso dos trabalhadores do turismo, deverão apresentar, também, a Carteira de Trabalho ou declaração do sindicato que comprove o enquadramento do profissional em uma das seguintes ocupações – taxistas legalmente credenciados; garçons e garçonetes de bares e restaurantes; recepcionistas e outros funcionários de hotéis, pousadas e pensões, cujas funções desempenhadas exijam comunicação com o turista estrangeiro; vendedores de lojas de artesanato e produtos regionais. Nesta primeira fase do Programa, 50% das vagas disponíveis serão destinadas a esses trabalhadores.

“A proposta é capacitar os trabalhadores do segmento que fará a recepção dos visitantes que chegarão a Manaus, no período da Copa do Mundo de 2014”, destaca Luiza Rebelo. Outras informações sobre a fase de entrega de documentos podem ser obtidas pelo telefone 3215-4665.

Informações à Imprensa:
Escola de Serviço Público Municipal