Inscrições do Programa Bolsa Idiomas abre nesta segunda

bolsa1

A Prefeitura de Manaus abriu nesta segunda-feira (23) as inscrições do Programa Bolsa Idiomas, que vai oferecer 7,5 mil novas bolsas de estudo em cursos de inglês e espanhol, em sete das 11 escolas parceiras do Programa. O candidato deverá efetuar o cadastro pessoal exclusivamente pela Internet, no portal http://bolsaidiomas.manaus.am.gov.br,  até o dia 6 de outubro. Os interessados irão concorrer a bolsas de estudo parciais de 50% do valor do curso.

O Programa é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, esclarece que ao acessar o portal do Programa, o candidato deverá informar o CPF e cadastrar uma senha pessoal, para obter acesso à ficha de inscrição, por meio de login. No ato da inscrição eletrônica, o candidato deverá, obrigatoriamente, escolher o curso, turno, dias de aula e instituição, para os quais deseja concorrer ao benefício, bem como informar a 2ª opção, caso não seja contemplado com a primeira escolha. Concluído o preenchimento do formulário, deverá enviar o documento e imprimir o comprovante. Outros detalhes poderão ser encontrados no edital de seleção, que já está disponível para consulta na homepage.

Luiza Rebelo explica que o processo seletivo será composto por três etapas – inscrições eletrônicas, classificação e entrega de documentos. A lista dos classificados deverá ser divulgada em 8 de outubro, também no portal. A fase de entrega de documentos está prevista para ocorrer no período de 9 a 11 de outubro, na sede da ESPI, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras.

Para concorrer às bolsas, os candidatos terão que ser residentes em Manaus; ter 16 anos ou mais; comprovar renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio; estar cursando ou ter concluído o ensino médio; não ser beneficiário de programa de idiomas similar mantido pelo poder público. Os bolsistas do Bolsa Universidade também poderão se inscrever no Programa. A previsão é que as aulas iniciem em outubro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-092-6355.

A diretora destaca que a meta inicial do Programa, estabelecida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, é capacitar 10 mil pessoas até 2016. Ela frisa que por conta da grande adesão e apoio dos parceiros do Programa será possível alcançar esse quantitativo ainda em 2014, se todas as vagas forem preenchidas nessa chamada. No primeiro processo seletivo, 2,5 mil pessoas for am selecionadas e já estão estudando.

Estão sendo oferecidas 7,5 mil bolsas de estudo parciais nas seguintes escolas parceiras: CCAA; Aslan Curso de Idiomas; Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi); UNS; My Way Idiomas; Oasis Cursos de Idiomas; e Faculdade Salesiana Dom Bosco. O Programa conta, também, com a parceria das Escolas de Idiomas Nilton Lins; Martha Falcão; Cemetro e Ciesa.

Adyam Litaiff (ESPI)